terça-feira, 4 de junho de 2013

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE A EDUCAÇÃO FINLANDESA E A BRASILEIRA

Aqui no Brasil criou-se o mito de que professores bons são aqueles que sobrecarregam alunos com excesso de conteúdos  para as provas e excesso de tarefas para casa. Aqui em Chapadinha tem muito disso. Tem professor aqui da rede particular que passa quase 50 páginas de uma única matéria para os alunos estudadarem para prova. Isso é desanimador. Digo isto porque acompanho alguns desses alunos com aulas de reforços. A metodologia da maioria desses docentes está errada. Se eu tivesse filhos para estudarem com esses professores, eu tiraria da escola onde eles estivesem; com certeza!  
 
Os professores conteudistas precisam lembrar que, os alunos não têm apenas a matéria de um deles para estudarem. Eles tem outras disciplinas. O professor egoísta pensa que punindo o aluno ruim com excesso de conteúdo, ele/a se consagra como bom/ boa. Isto não é verdade, porque ao punir o aluno ruim, com excesso de conteúdos para as provas ou trabalhos, ele está prejudicando não só os alunos-problema, mas os bons também. Portanto, professor/a conteudista, pare de exagerar na quantidade de páginas que você  designa para suas provas; porque assim você faz mais  mal do que bem aos seus alunos e à educação brasileira.
 
Agora veja a tebela abaixo, para ver algumas diferenças entre os dois sistemas educacionais.

FINLÂNDIA                                                         BRASIL

Pouco conteúdo para as provas                              Muito conteúdo para as provas
poucas tarefas para casa                                         Muitas tarefas para casa;

Menos de 20 alunos por sala nas                            Mais de 20 alunos por sala nas série iniciais
séries iniciais                                                          do ensino fundamental;

O mesmo professor na Escola acompanha            Troca constante de professores e alunos que tro-
os alunos por pelo menos 06 anos                          cam muito de escola;

Professores com muita autonomia                         Professores sem autonomia seguem o Coordenador
no currículo                                                            Pedagógico;

Ênfase na música e nas Artes                                 Sem música e Pouca ênfase nas Artes;

Máximo de 25 nas série maiores                           de 35 a 45 alunos por sala nas séries maiores;

Escolas definem o Currículo                                  MEC define o currículo;

Sistema descentralizado                                         Sistema centralizado no MEC e nas Secretarias;

Professores decidem como avaliar                         Aqui tem semana de provas marcadas para todos;

Salário inicial = a 7.860,00 reais                          Salário inicial de 1.566,00  reais;

3 horas de aula em algumas séries                         Mais de 4 horas de aula em algumas séries

Resumino, pode-se dizer que o sucesso da educação Finlandesa não está na quantidade de conteúdo transmitido aos alunos, nem em horários muito extensos, mas na flexibilidade da escola e dos professores em não se apegarem a regras rígidas pré-estabelecidas. Eles fazem da aprendizagem algo prazeroso, jamais algo chato, cansativo ou desestimulante
 

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