sábado, 15 de junho de 2013

DR.CHARLES BACELLAR: TRABALHANDO DIA E NOITE PELA SAÚDE DE CHAPADINHA


(O tema é meu. Texto de  Dr. Charles Bacellar. Negritos: Lidiane)

                        Dr. Charles consultando paciente no Povoado Maceno
 
                                                     
Na carreira de cirurgião plástico, aprendi com o tempo que por melhor que seja a técnica do profissional, por melhor que seja o hospital e a equipe, não conseguimos ter controle de todas as variáveis. Os médicos que aprendem essa lição se tornam mais humildes e aprendem a aceitar as intercorrências da vida. 
Quando assumi a Secretaria de Saúde Municipal de Chapadinha, encontrei a pasta em situação calamitosa. Faltavam médicos, ambulâncias e material de consumo básico. Uma situação que em pouco tempo foi sensivelmente transformada com a melhoria em todas as áreas de atuação.
 
Mesmo com visível melhora, a secretaria foi alvo de duras críticas de alguns meios de comunicação locais com visível tendência política. São os mesmos profissionais que defendiam a situação precária em que se encontrava a saúde no governo anterior, onde muitos pacientes tinham que comprar gaze para um simples curativo e eram transportados em carro funerário para São Luís, como amplamente divulgado.
 
Sem querer desmerecer tais críticas, acho louvável que a mídia denuncie e divulgue acontecimentos na pasta. Estou sempre atento e as críticas me fazem melhorar. Devemos observar o erro e corrigi-lo. E assim estamos trabalhando. Levamos em conta críticas construtivas e deixando para o julgamento da população as críticas de cunho político.
A cada dia, nossa equipe procura fazer o melhor com os recursos disponíveis. E com o tempo, esperamos melhorar cada vez mais. Afinar e lubrificar esta grande máquina, que é a saúde municipal. Corrigir erros pontuais e avançar no tratamento da população.
 
**De janeiro a Março foram realizados 16.175 atendimentos no setor de emergência aos chapadinhenses, e 1070 a outros municípios. Nesses 03 meses foram 35.238 no atendimentos no setor ambulatorial, 346 internações na clinica médica, e 406 na clinica pediátrica. Na obstetrícia foram realizados 324 partos normais, 186 cesáreas, 26 curetagens. 76 cirurgias ortopédicas, 365 imobilizações, e somente no mês de março foram realizadas 39 transferências para São Luís.
Assim como na vida de cada um de nós, em um hospital haverão dias melhores e dias mais difíceis. Embora os melhores dias sejam a grande maioria, infelizmente dias mais difíceis parecem marcar mais a nossa memória. Como citado acima, não há como prever tudo. Alguns dias terão mais pacientes para tratar do que outros. Garanto que não faltarão profissionais para o atendimento. Pedimos apenas a compreensão da população.
 
Muitas ações pioneiras foram implementadas nessa gestão. Estamos buscando inovações no atendimento público sempre tendo em vista o conforto do paciente e seu melhor atendimento. O nosso compromisso é com a população. Muito já foi feito, e muito mais haveremos de fazer, com a ajuda de Deus.
 
**Pra se ter uma idéia a secretaria municipal de saúde com total apoio da prefeitura montou tendas com atendimentos aos foliões de Chapadinha, com uma equipe de profissionais atendendo, e distribuindo preservativos e panfletos informativos, durante o carnaval, ação jamais vista no município. Foi dada uma nova cara, a casa de apoio á saúde em São Luis.
 
E foi assinada a ordem para a construção Hospital Regional. Vistorias foram realizadas pelo secretario junto a prefeita, em todos os postos de saúde da zona rural, pra ser detectados problemas que evitassem que funcionassem de forma correta. Nesse governo também teve inicio cuidados médicos com os detentos do CDP.
 
Equipamentos de última geração como aparelho de raio x e mamografia foram adquiridos para melhor assistência da população . O dia da mulher também teve ações da saúde com tendas montadas prestando atendimentos médicos as mulheres. A campanha de vacinação contra gripe atingiu a meta de imunização, antes mesmo do término.
 
O Programa Saúde na escola , vem se desenvolvendo nas redes municipais de ensino através de palestras oferecidas aos alunos por profissionais da saúde. A vigilância epidemiológica estar mais atuante no combate a dengue promovendo mensalmente palestras nas escolas para a comunidade, e com todo os agentes em campo. Recentemente foi realizado a Açao saúde na comunidade onde foram realizados mais de 300 atendimentos a população da zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário