quarta-feira, 24 de julho de 2013

A EDUCAÇÃO QUE REALMENTE EDUCA

A maioria dos educadores e pessoas em geral, dizem que a mudança do mundo passa pela EDUCAÇÃO. No entanto, eu, mesmo sendo pessoa comum, ouso dizer que não. Este conceito está errado dependendo do tipo de mudança a que eles se refiram. Se for mudança no mercado de trabalho, eu concordo, pois a educação escolar prepara o homem para esse fim. Mas, se formos analisar a redução da violência e da criminalidade devido a edução escolar, aí eu discordo veementemente, de que uma pessoa se torne "boazinha ou dócil", só porque passou pelos bancos de uma Universidade ou Faculdade; haja vista, tantos exemplos recentes de gente mal educada em nosso país como exemplificado abaixo:

a) Presidente DILMA ROUSSEFF, foi vaiada na abertura da Copa das Confederações;
b) Ministro da Saúde é vaiado no Maranhão e médicos lhes dão as costas;
c) Ministro do Supremo Tribunal Federal deixa de Cumprimentar a Srª Presidente Dilma Rousseff;
d) Protestos infernais tiveram milhares de universitários apoiando;
e) Em 2011 Universitários da USP  aprontaram o quanto quiseram lá dentro fazendo piquetes e exigências absurdas;
f) Manifestantes (muitos universitários), não respeitaram a chegada do Papa e transformaram algumas ruas do Rio de Janeiro em uma verdadeira praça de Guerra. (Nos exemplos acima, certamente não havia apenas gente do Ensino Básico ou do Médio).

Os exemplos poderiam se estender mais e mais longamente. Aí eu pergunto, esse povo que passou pelos bancos das Universidades, estão realmente educados?

Para mim, educação vai além dos conhecimentos seculares. Ser educado para mim é: Ser humilde, tolerante, respeitador, honesto, não-ganancioso, não usar palavrões, é respeitar aos pais e pessoas mais velhas, é pedir licença, é dizer muito obrigado/a, é dizer por favor, é não se considerar superior aos outros-, mesmo que seja em alguma habilidade pessoal; significa não expor ninguém a situação vexatória, ter boas maneiras em todas os lugares e ocasiões, reconhecer nossas limitações diante de todas as situações da vida.

Infelizmente, a maioria das pessoas com curso superior que eu conheço, é ignorante, ríspida, grosseira e egoísta. Assim, fica provado que a formação Superior, não é a formação que educa para os bons modos, demonstração de amor e tolerância. Ela educa apenas para o mundo do trabalho. Para a boa convivência Social, até que se aprende muito,  porém, bem poucos seguem as normas ensinadas. De modo,  posso dizer que, a EDUCAÇÃO  que realmente educa, é a que vem de Deus e de Cristo. Falando sobre os filhos de Israel, Isaías escreveu: ..."E todos os teus filhos serão PESSOAS ENSINADAS POR DEUS, e a paz dos teus filhos será abundante"- Isaías 54:13. (Veja que, para haver PAZ entre as pessoas, é preciso que elas sejam ensinadas por Deus).

Outras citações dizem: " Eu, o SENHOR, sou teu Deus, AQUELE QUE TE ENSINA a tirar proveito,  Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar" - Isaías 48:17.
Deus acrescentou: "Eu te farei ter perspicácia e te instruirei no caminho em que deves andar". -Salmos 32:8

Portanto, NENHUMA educação que ignore a sabedoria de Deus, formará cidadãos plenos para a prática do bem. Infelizmente, o mundo acadêmico ignora a palavra de Deus. Há poucos meses atrás fiquei chocado quando uma professora de uma Universidade do  Maranhão  disse para mim: "NA UNIVERSIDADE NÃO HÁ ESPAÇO PARA DEUS". Essa criatura arrogante fala,  como se Deus não fosse o AUTOR DA VIDA de todos os que frequentam o mundo acadêmico, inclusive da dela. Eu também tenho formação acadêmica, mas nem por isso, deixei que a as idéias malucas de professores ateus destruíssem a minha fé num Criador Supremo.

Por isso o apóstolo Paulo disse acertadamente em 2 Timóteo 3: 16, 17 que ..."A palavra de Deus torna o homem competente e completamente equipado para toda boa obra". Portanto, conhecimento  não é a mesma coisa que educação. São, portanto, coisas bem diferentes entre sí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário