terça-feira, 15 de abril de 2014

VIOLÊNCIA E A COMPLACÊNCIA DOS LEGISLADORES

A  escalada da violência no Brasil, definitivamente não é por causa da pobreza. Haja vista, a melhoria nas políticas públicas, que têm assegurado uma melhor qualidade de vida para milhões de brasileiros que viviam em extrema pobreza. Fico irritado quando leio ou ouço comentários de PSICÓLOGOS E SOCIÓLOGOS tentando fútil e inutilmente "tapar o sol com a peneira", dizendo que a violência é causadas pela pobreza e pela falta de políticas públicas  para combater a pobreza e as drogas (via tratamentos especializados).

Ora bolas, se o cara sabe que e droga faz\ mal, pra que usa? Eles não sabem que veneno mata? Portanto, se alguém resolve se envolver com isso, esse tal que se dane. Se eu fosse governante não moveria uma palha pra tratar  viciado. Portanto, esse negócio de violência ligada à pobreza é conversa furada e fiada. Tem um montão de gente pobre que nunca se envolveu em coisas graves; são cidadãos de bem que criaram filhos e filhas honestos. Se isso fosse a regra, todo pobre seria ladrão e bandido; mas todo mundo sabe que não é assim.

Agora veja o que tem melhorado nos últimos anos que tem melhorado e muito,  a qualidade de vida dos brasileiros mais pobres:

1) Bolsa família em todo o país;
2) Salário maternidade para as mulheres carente;
3) O programa minha casa minha vida;
4) O programa minha casa melhor (que fornece crédito para os pobres comprarem mobília para casa);
4) Seguro safra (quando perdem as lavouras);
5) Seguro defeso (para os pescadores no período de desova dos peixes);
6) PRONAF ( Program de Crédito para a Agricultura Familiar);
7) Merenda Escolar ( onde os meninos merendam a maioria dos dias letivos);
8) FIES (Programa de Financiamento Estudantil que permite aos filhos dos pobres terem Curso Superior);
9) PROJOVEM (Programa do Governo Federal que dá ajuda em dinheiro para os jovens estudarem);
10) O programa Brasil sem Miséria;
11) O programa Brasil carinhoso;
12) E outros programas que não lembro no momento, mas tenho certeza que são muito mais.

Então, dizer que o aumento da violência está relacionado à pobreza extrema, é no mínimo falta de conhecimento dos programas expostos acima, ou ignorância meramente proposital. A violência é a condição de coração de quem a pratica. A violência é causada pela pessoa que decide ser assim, além de ter um empurrãozinho do Diabo. Por esse motivo, sinto que hão há razão para se culpar só ao governo. A criminalidade é maldade da própria pessoa. Pois há muitos latrocidas que matam a pessoa mesmo depois de ela ter entregue tudo o que tem. Eles não roubam só por nenecessidade-, é por prazer sádico mesmo. É so pelo prazer satânico e doentio de infligir sofrimento às suas vitimas.

 A culpa do governo está na frouxidão das leis, que são mais duras para punir quem pensa ou se expressa corretamente sobre a criminalidade, como  Jornalista Rachel Sheherazade ou eu que escrevo isto, do que pra punir de fato quem merece, pois são tantos, que não há depósito para colocar a todos.

Infelizmente, enquanto o legislativo brasileiro não acorda para votar leis mas duras contra a criminalidade e a diminuição necessária da idade penal para menores criminosos, a sociedade brasileira vai pagando um alto preço, por ter ver constantemente seus entes queridos morrerem prematuramente às mãos de criminosos. Nesse ínterim,  as autoridades brasileiras assistem a tudo isso  complacentemente, com excesso de  demora na tomada de decisões firmes, que mostre a força do estado brasileiro, em se tratando de segurança pública, e a devida punição aos praticantes de delitos imperdoáveis.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário