sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AEROPORTO DE CHAPADINHA: SERÁ QUE ALGUM DIA VAI SER MODERNIZADO?

Recentemente escrevi um texto sobre este assunto; mas, confesso que gostei muito do que o William Fernandes escreveu no Blog dele sobre o aeroporto de Chapadinha. Nossa cidade realmente já precisa de um aeroporto estruturado e homologado para receber pelo menos aeronaves de porte médio. Pois daqui de nossa cidade há pessoas que viajam para todo o Brasil, e até para fora do país.

Isso mesmo, aviões que saíssem de Parnaíba, Fortaleza, Teresina, São Luis, poderiam passar por aqui. Tá na hora de as autoridades competentes correrem atrás e não deixarem a onda passar. Devem aproveitar os recursos que a presidente Dilma tem para gastar com essa finalidade. E é dinheiro muito. Pois numa reportagem que assisti há poucos meses atrás, ela prometeu construir e reformar 270 aeroportos do país para estimular a aviação regional.

Agora veja a reportagem completa publicada pelo Sr. William Fernandes em seu Blog hoje, 20/09/2013:

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Compartilhe esta história em:
Image4
Certa vez fiz uma matéria sobre a votação expressiva de alguns candidatos s deputados estaduais e federais em Chapadinha, com objetivo de mostrar que se o eleitorado chapadinhense quisesse elegeria pelo menos dois estaduais e ajudaria a eleger um federal da cidade. Para isso, bastaria não votar em nenhum candidato de fora, o famosos "pipira", aquele que só nos conhece em tempo de eleição.


Pois bem, Chapadinha - e a Região como um todo - em nada, ou em quase nada foi beneficiada com ações de deputados que nem mesmo pisaram aqui e saíram com a "sacolinha" cheia de votos. Uma das raras exceções é o deputado Gastão Vieira que trouxe a UFMA para a cidade (e aqui não estou fazendo campanha para ele, apenas reconhecendo o bem que ele nos fez).

O Maranhão será beneficiado com reforma de 11 aeroportos, sendo que muitos deles serão praticamente construídos do zero. Chapadinha, dispõe de uma pista com capacidade para receber aeronaves de grande porte (atém mesmo boeing), mas não tem aeroporto homologado e nem entrou na lista dos que serão beneficiados pelo “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, do Governo Federal. Cidades como Governador Nunes Freire e São João dos Patos, menores que Chapadinha, ganharão investimentos.

Claro que eles não virão à toa. Alguém correu atrás. E por Chapadinha, quem está correndo, ou quem correu atrás?

Em novembro será lançado o edital de licitação para as obras nos municípios contemplados
Dos 11 aeroportos maranhenses que serão reformados, o Aeroporto Regional João Silva, em Santa Inês, será um dos primeiros a entrar em obras. O anúncio foi feito recentemente pelo Ministério da Aviação Civil da Presidência da República. Para confirmar essa notícia, esteve em Santa Inês, na última terça-feira (17), o superintendente de Transporte Aéreo da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Antonio José Ferraz.
Em Santa Inês, o superintendente foi recebido por diretores de departamentos, pelo secretário de Agricultura, Fabrício Morais Filho, e pelo chefe de Gabinete, Wady Haddad Neto, que explicou do esforço que a Prefeitura fez para regularizar a área do aeroporto e dotar o local de condições de pouso e decolagem, já que o aeroporto correu o risco de ser interditado por descuido de gestões anteriores.
O Aeroporto João Silva está incluído no “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, do Governo Federal, que anunciou que o edital de licitação para reforma e ampliação de 45 aeroportos regionais será lançado em novembro deste ano.
No Maranhão, além de Santa Inês, serão reformados os aeroportos de Bacabal, Governador Nunes Freire, Pinheiro, Imperatriz, São Luís, Barreirinhas, Barra do Corda, Balsas, Caxias e São João dos Patos, num total de investimentos da ordem de R$ 270,5 milhões.
De acordo com o Ministério da Aviação Civil, os aeroportos receberão investimentos para ampliação de pista e pátio, aquisição de equipamentos tecnológicos de segurança de voo e também ampliação de terminais de passageiros. Por estar localizado em área de grande interesse comercial, o aeroporto de Santa Inês aparece como uma das prioridades para reforma e estruturação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário