segunda-feira, 12 de maio de 2014

NÃO TEM MAIS JUSTIFICATIVA PRA RACIONAMENTO DE ÁGUA EM CHAPADINHA

No ano passado, a CAEMA DE CHAPADINHA racionou água durante alguns meses do 2º semestre com razão, devido a extensa estiagem que aconteceu em nossa região. No entanto, agora que tem chovido "cântaros", a empresa contiua racionando água em horários de extrema necessidade. Até poucos dias, água só chegava depois de meia noite, quando todo mundo já estava dormindo. Um verdadeiro desrespeito aos consumidores chapadinhenses. 

De janeiro para cá -, especialmente os meses de abril e maio, tem caído chuvas torrenciais em chapadinha, com água suficiente para elevar significativamente o nível de rios. Ouve-se de vez em quando, alguém dessa empresa dizer que esse reservatório nunca enche, ora, se não enche, certamente o construíram no lugar errado, pois se estivesse no lugar certo, certamente já teria transbordado. Eu tou de saco cheio com a situação. Em minha casa falta água todos os dias. 

Ainda não botei uma caixa d`água pra aparar água na biqueira da casa, porque às vezes, os gatos dos vizinhos cagam (defecam) no telhado-, o que evidentemente, torna a água impura e imprópria para consumo.
Portanto, acho que tá na hora de essa empresa tapar os buracos ou aberturas por onde a água dessa MACAOCA  tá vazando (ou escapando), porque com essas chuvas imensas que têm caído aqui, esta é a única explicação que eu acho plausível. Ou então, as enxurradas não correm para lá.

Um comentário:

  1. Caro Francisco Silva,

    Bom dia!

    Infelizmente seu pedido de fim de racionamento, ao meu ver e baseado em estudos e acompanhamentos, ainda não será possível.
    As chuvas ocorridas nos períodos de janeiro a maio apresentam na média resultados satisfatórios porém, como o reservatório chegou ao seu nível mais baixo, acredito hoje estar em volume normal. Cabe salientar que o problema não é somente cancelar o racionamento para atender as necessidades da população. A concessionária de águas de nosso município não tem reservatório com cotas e volume suficiente para atender a demanda de crescimento da cidade nem tão pouco hoje uma estação de tratamento de água para tal volume. Também lhe informo que da adução até as casas temos perdas em torno de 38%.
    Já o reservatório não só abastece a cidade como também regula os lençois freáticos da cidade bem como controla um bioma de aproximadamente 400 hectares. Sinta-se convidado para participar da semana de meio ambiente da UFMA para na mesa redonda possa esclarecer mais suas dúvidas.

    Grato.

    ResponderExcluir