terça-feira, 2 de abril de 2013

PÁSCOA JUDAICA x PÁSCOA “CRISTÔ – QUAL A DIFERENÇA ?



A maioria das pessoas gosta muito do período da Semana Santa. Esperam viajar, rever parentes e amigos, muitos saem da zona urbana para a zona rural, esperando comer muito bolo, ovos de chocolate, peixe, melancia, milho verde..numa descontração parecida às do natal e do ano novo.

Todavia, o que muita gente não sabe e, talvez nem procure saber é, qual a diferença entre a páscoa judaica dos dias de Jesus Cristo e a Páscoa atual comemorada em muitos países do mundo. Lendo este texto, duas coisas poderão acontecer: Ou você verá o enorme contraste! Espero que não fique desapontado/a.

A páscoa Judaica da qual Jesus fazia parte, comemora (va) a libertação do povo judeu da escravidão egípcia. Na festividade deles, comia-se (comem) carneiro assado, com pães não-fermentados (pães ázimos) e ervas amagas. Exodo 12:5-18. A páscoa judaica (Pessach em hebaico e passover em inglês, significam “passar sobre”) – corresponde ao fato de o anjo de Deus ter passado adiante as casas dos judeus quando o anjo passou no meio do Egito matando os primogênitos egípcios e poupando da morte os primogênitos judeus.

Curiosamente, a língua inglesa possui uma palavra para páscoa chamada EASTER que corresponde à palavra ISTAR ou ASTARTE uma deusa do antigo Império Babilônico, a qual era chamada por eles – os babilônios, de RAÍNHA DO CÉU. Para tal deusa havia uma festividade para a qual se fazia bolos em sua homenagem. “Não vês o que estão fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham pedaços de pau e os pais acendem o fogo, e as esposas sovam a massa para fazer bolos de oferenda à ‘rainha dos céus’; e há um derramamento de ofertas de bebida a outros deuses para me ofenderem” (- Deus )

Similarmente, na páscoa atual, - que é bem diferente da páscoa celebrada por Jesus Cristo, que era Judeu (quando aqui na Terra), as pessoas comem muito bolo e muito peixe. Agora, leiam o que diz a Enciclopédia Britânica.

The Enciclopaedia Britânica: “ não há indício da observância da festividade de Easter, quer no Novo Testamento, quer nos escritos dos Pais apostólicos. A santidade de épocas especiais era uma ideia alheia à mente dos primeiros cristãos. – (1910) Vol. VIII, p. 828

The Catholic Encyclopaedia nos diz: “Muitíssimos costumes pagãos celebrando a volta da primavera, gravitavam para Easter (Istar / páscoa). O ovo é emblema da vida germinante do princípio da primavera...O coelho é símbolo pagão e sempre tem sido emblema da fertilidade”. – (1913), vol. V, p. 227.

No livro “The Two Bababylons, de Alexander Hislop, lemos: “ o que significa o próprio nome Easter? “...Easter não é outra coisa senão Astarte, rainha do céu”... os bolinhos quentinhos marcados com uma cruz, na Sexta-Feira da Paixão, e os ovos tingidos do domingo da Páscoa / Easter, constavam do rito dos caldeus exatamente como agora. - Nova Iorque pp. 103, 107, 108. de 1943.

Infelizmente, as pessoas em sua maioria, adoram misturar o Sagrado com o profano. Pois afinal, o que Jesus tem a ver com coelho e ovos de páscoa? Nada a ver. Ele foi retratado como um cordeiro, sendo chamado de “Cordeiro de Deus” em João 1:29 e Apocalipse 5:1-11 e não “coelho de Deus” – que é o símbolo da páscoa atual. Coelhos e ovos de páscoa só servem para promover o comércio; a maioria dos comerciantes nem se lembra de Jesus Cristo, quer ver, comece a falar de Jesus para alguns deles para você ver a reação! Tomara que eu esteja errado.

Em vista do exposto, dá para se ver que o estilo das duas páscoas é bem diferente; de modo que dá para se ver que o modo de celebração judaico – baseado nas escrituras, é o correto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário