quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CHAPADINHA PARTICIPARÃO GRATUITAMENTE DO FÓRUM DE EDUCAÇÃO DA FAP, COM O APOIO DA PREFEITA BELEZINHA

A Prefeita BELEZINHA, em uma clara demonstração de preocupação com a Educação de Chapadinha, está apoiando o FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO BAIXO PARNAÍBA,  organizado pela FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA- FAP,  concedendo bolsa de participação no evento, para todos os professores da rede municipal. Isso é sem dúvidas um grande avanço e clara demonstração de preocupação da Prefeita com a educação do município. Cego é aquele que não quer ver;  pois no passado recente, pouquíssimos professores eram contemplados com essas bolsas para o FÓRUM DE EDUCAÇÃO. Agora, TODOS os professores da rede poderão participar, tanto da Zona Urbana, quanto da Rural -, um avanço e tanto!    

Esse é um tipo de atitude que merece reconhecimento, elogio e agradecimento; pois não é todo gestor, que demonstra esse tipo de preocupação para com o seu professorado, assim como a Prefeita Belezinha está demonstrando. De minha parte como educador, quero agradecer de público, pela iniciativa, e pela oportunidade em participar desse grandioso evento; que engrandecerá a educação de Chapadinha e região; preparando mais cabalmente os professores, para levarem educação de melhor qualidade aos filhos dos chapadinhenses e das cidades circunvizinhas. 

O FÓRUM, acontecerá nos dias 19 a 22 de fevereiro de 2014. Portanto, professores, passem na FAP, e façam logo suas inscrições, levando contra-cheque e documentos pessoais.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FACULDADE DO BAIXO PARANAÍBA- FAP, RECEBE NOTA MAIOR QUE A UEMA

A Diretora de Ensino da FACULDADE DO BAIXO PARANAÍBA- FAP, está de parabéns pela excelente nota atribuída à sua Instituição de Ensino; assim como Chapadinha, por ter uma instituição de Ensino Superior com qualidade igual  às outras instituições sérias. Isso por sí só, já é grande coisa; uma conquista e tanto! Fico feliz por esse reconhecimento do MEC; por eu também fazer parte de um pouco da história da FAP; por ter tido a oportunidade de me graduar ali. Foram dias alegres, felizes e de muita aprendizagem. Foi excelente.

A FAP, conquistou nota 2,10, superior à nota da UEMA, que foi  2,08 com bem mais tempo no mercado educacional. Isso é motivo pra comemoração. Portanto, parabéns Dona NONI BRAGA!  Vá em frente. O futuro da FAP é brilhante! 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BELEZINHA É RECEBIDA COM ENTUSIASMO NA ZONA RURAL DE CHAPADINHA


Neste sábado, 25 de janeiro de 2014, a Prefeita Belezinha e sua comitiva, visitaram algumas comunidades da Zona Rural de Chapadinha e foram recebidos com muita empolgação pelos moradores das comunidades por onde passaram.

Acompanhou a Prefeita Belezinha o Deputado Federal Cleber Verde, que foi verificar “in loco” a qualidade das estradas e das outras obras e elogiou muito os trabalhos feitos. O Deputado pôde ver também, várias máquinas e caçambas trabalhando a todo vapor para acelerar as obras das estradas prometidas por Belezinha durante a sua campanha.

 A Prefeita foi inaugurar 84 quilômetros de estradas reformadas e, boa parte delas, com construção inteiramente nova. A inauguração das estradas se deu na COMUNIDADE VACAS. Na mesma comunidade, a prefeita entregou um sistema de abastecimento de Água com 4 mil metros de tubulação. Esses moradores da região, aguardavam a Prefeita com expectativa e animação. Foi inaugurada também uma ponte na COMUNIDADE CUMBRE e um poço com água de excelente qualidade e com caixa com capacidade de 10 mil litros. Além do Cumbre, Vacas e Lagoa dos Farias, também foram beneficiados com estradas de qualidade os povoados Uncurana, Santa Maria do Graco, Capinal e Roncadeira. 

Ao serem entrevistados pela repórter da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, os moradores diziam que estavam muito satisfeitos com as estradas porque agora conseguem chegar  Chapadinha mais rápido, para resolverem seus problemas pessoais. Segundo alguns moradores da Comunidade Vacas, o trecho que liga a comunidade deles à Comunidade UNCURANA, estava intrafegável por carros já há 60 anos.

Portanto, agora com a reforma e construção das estradas, eles sentiram a seriedade das palavras da Prefeita que “prometeu na campanha e cumpriu com a palavra,” disseram eles. Um deles declarou: “Um dia desses, eu andei em Chapadinha e ouvi alguém dizer que a Prefeita tinha 70% de reprovação, eu não acreditei; e eu digo pra vocês que ela tem é 100% de aceitação”.
Durante uma de suas falas a Prefeita garantiu que brevemente receberá mais 06 máquinas para a prefeitura e, assim poder ajudar ainda mais o homem do campo, facilitanto a vida deles. As máquinas serão:
04-  Tratores com arado, para arar  terras  agricultáveis;
01-            Trator de esteiras;
01-           Retroescavadeira, para fazer  cavar tanques para a criação de peixes.

A Prefeita pediu ao Deputado Cleber Verde, recursos para a implantação de uma fábrica de ração para criar peixes; dessa forma, facilitar ainda mais a vida dos criadores de peixes atuais, e dos futuros. Ele prometeu fazer o possível para que isso aconteça o mais breve possível.

Durante um de seus pronunciamentos, a Prefeita disse que plantou muitos frutos em 2013, e que começará a colhê-los agora em 2014. Como por exemplo, a construção da sonhada rodoviária que começará em breve assim como a reforma do HAPA e outras obras que estão agendadas.
Esse é o jeito Belezinha de governar: palavra empenhada, Palavra cumprida!






segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O QUE GERA A CRIMINALIDADE: A POBREZA, O ANALFABETISMO OU A FALTA DE RELIGIÃO?

Alguns "sábios" deste mundo, costumam dizer que o aumento nos índices de violência e crimes estão ligados à pobreza e ao analfabetismo. Em alguns  casos raros e isolados, isso pode ser verdade; mas, como  regra geral, discordo veementemente. Como um simples observador do mundo,  ouso dizer, que o aumento da criminalidade está diretamente ligado á falta de religião; pois a pessoa que foi ensinada a temer à Deus, dificilmente se envolverá em erros graves- seria uma exceção à regra. De fato, a Bíblia diz em Provérbios 16: 6 ..." Que no temor de Deus o homem se desvia do mal".

Pra quem diz que a pobreza é responsável pela criminalidade, eu gostaria que essas pessoas apresentassem estatísticas de 50 anos atrás (quando eu não era nem vivo ainda), e provassem que os índices daquele tempo ( - quando a pobreza era bem maior era maior do que os de hoje), eram superiores aos dos dias atuais. É bom lembrar, que, há 50 anos atrás, não havia a quantidade de escolas que tem hoje, a renda das famílias era infinitamente menor; e os filhos cresciam respeitando aos pais e aos mais velhos; e não lembro de ter lido nesse meio tempo nos anais da história, nada que se compare aos índices alarmantes e assustadores de crimes, como nos dias atuais. 

Posso assegurar com minha firme opinião, (não meramente empírica, mas baseada em observações globais) que, a pobreza e o analfabetismo não são os culpados pelos crimes hediondos. Um dos fatores agravantes é que,  a religião foi trocada pela ciência e pela tecnologia.  Deus foi esquecido e relegado a último plano na vida das pessoas; e hoje, colhe-se uma safra de gente ruim, e sem princípios éticos em sua maioria absoluta. Gente má. Gente baderneira, destruidora, sem amor ao próximo. Aí, os ateus, que pretendem consertar o mundo apenas com ideologias humanas irão fracassar sempre. Pois a Bíblia diz que se Deus não estiver no meio de uma construção, é em vão que se trabalhe nela. Salmos 127: 1  

Em Israel, nos tempos patriarcais, não havia presídios. O povo não era sobrecarregado com o peso financeiro de sustentar delinquentes.  Para os criminosos intencionais, Deus decretava pena de morte imediata. Para os crimes não-intencionais, isto é, morte acidental,  havia as cidades de refúgio onde o errante se escondia por algum tempo.  Números 35: 6, 15, 30, 31.

Portanto, o mundo não terá conserto com Deus fora dele. O mundo vai piorar cada vez mais até o julgamento final. Apenas a escolarização das pessoas e aumento de renda, não serão suficientes para barrar a criminalidade. Quem quiser contestar que o faça, mas o tempo dirá se o que escrevo aqui se cumprirá na íntegra, porque tem base sólida na palavra de Deus. 

ROLERZINHOS

A semana que passou, ficou recheada de notícias televisivas sobre jovens BADERNEIROS das grandes cidades que marcam encontros para invadirem SHOPPING CENTERS e fazerem bagunça de todo tipo chamando isso de ROLERZINHO. Num ato preventivo, os donos dos SHOPPINGS, quando sabem dos tais planos, sabiamente, fecham seus locais de trabalho. Corretíssima a atitude deles. Pois quem é que tem seus estabelecimentos comerciais pra baderneiro destruir? Se eu fosse dono também, garanto que faria de tudo pra que nenhum malandra desses entrasse. 

Infelizmente, tem gente idiota tentando descobrir que "fenômeno esse". Consertem senhores sociólogos e psicólogos, este mundo com conversinha fiada, que eu quero ver!. Faço uma retratação pública, se vocês se vocês que defendem tanto os maus, conseguirem esta façanha!


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O CONCEITO QUE SE TEM DA PALAVRA "ADOLESCENTE," PRECISA MUDAR

Acho imoral a aplicação da palava  "Adolescente" para malandrões e vagabundos maiores que você e eu.
Muita gente hipócrita, principalmente parte de gente da imprensa, parece achar bonito e normal, a atitude criminosa desses tais imorais que chamam de "menores". Temos assistido diariamente nos noticiários brasileiros um crime após outro praticados por esses biltres, e ninguém usa linguagem firme ou atitudes para condenar esses vândalos. 

Para mim, a palavra "adolescente", se enquadra em jovens com "perfil físico de criança de fato", não de cabras enormes que são maiores que meu pai. E, não aceito essa "estória" de que menor de 18 anos não tá com o cérebro "formado ainda". Isso é história pra boi dormir. Eles devem ser tratados como nos países de primeiro mundo. Tratados com leis rigorosas. Se assim não for, esse mal só vai aumentar cada vez mais.

Temos visto agora, os encontros que esses tais "adolescentes" marcam pela internet chamando tais encontros de vadiagem, de ROLERZINHOS, para bagunçarem em SHOPPING CENTERS, o quanto podem, como verdadeiros baderneiros. E as televisões ao invés de jogarem no ar as respostas de quem condene com veemência a atitude criminosa desses sujeitos, levam ao ar, entrevistas com advogados, sociólogos e outras pessoas que defendem gente sem vergonha. Ficam procurando nas imagens, se algum policial baixou o porrete em algum daqueles  irresponsáveis; procurando nas imagens se houve "excessos", para poderem punir os policiais e não os vagabundos. Isso não cabe na cabeça de quem tenha o mínimo senso de justiça. Na minha jamais.

Os cabras dizem que estão estudando, pra ver "que fenômeno novo é esse". Será que é porquê os jovens se sentem excluídos? dizem eles. Ora, me poupem, isso não tem nada a ver. Isso é bandidagem mesmo. É coisa do diabo. Gente com mente doentia para fazer o mal. É gente falta de taca. Gente que os pais não disciplinaram. Por mim a polícia meteria era taca mesmo e pra valer, até aprenderem a respeitar os cidadãos e a sociedade. 

Fico enojado de ver bandidos de 1 metro e 80 assaltando, quebrando vidraças de lojas, praticando todo tipo de crimes, e os "estudiosos" tentando "descobrir" que fenômeno é esse. Seria bom, que algum deles fossem atacados pra eles "descobrirem o fenômeno".

A Bíblia diz que o que o homem semear ele também ceifará. Além do mais, no mundo natural existe a chamada "LEI DE CAUSA E EFEITO". Ou seja, se o sujeito faz o que é errado, é sabendo que algo errado poderá acontecer consigo também. Deveriam conhecer o ditado popular que diz que "QUEM PLANTA VENTO, COLHE TEMPESTADE". 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DEUS NOS LIVRE....

DEUS nos live....
Da criminalidade de todos os bondes; das longas filas do Banco do Brasil,  dos Arapongas, e do Blog do Alexandre Pinheiro.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O TEMPO E AS MUDANÇAS

Sobre o tempo, antigo Sábio Rei Salomão escreveu no livro de Eclesiastes cap. 3: 1-8 o seguinte: " Para tudo há um tempo determinado, há um tempo pára todo assunto debaixo dos céus: 
tempo para nascer e tempo para morrer; 
tempo para plantar e tempo para desarraigar o que se plantou; 
tempo para matar e tempo para curar; 
tempo para destruir e tempo para construir; 
tempo para chorar e tempo para sorrir;
tempo pra lamentar e tempo para pular de alegria; 
tempo para jogar pedra fora e tempo para juntar pedras; 
tempo para abraçar e tempo para manter-se longe dos abraços; 
tempo para procurar e tempo para dar por perdido...;
tempo para rasgar e tempo para costurar; 
tempo para ficar quieto e tempo para falar; tempo para a guerra e tempo para a paz".

Essas descrições do fator TEMPO, devem se encaixar nas vidas da maioria de nós humanos com defeitos e virtudes, em em algum dado momento de nossa curta existência neste mundo com seus diversos dilemas que cercam a todos em maior ou menor grau.

Toda mudança traz consigo uma aura de mistérios: medo, insegurança e incerteza para muitos! Para outros, pode significar o começo de um novo amanhecer, um novo horizonte, uma nova forma de ver a vida e as realidades que a cercam. Sejam essas mudanças no campo da ciência, medicina  tecnologia ou da política. O novo assusta a muitos. Provoca reflexões profundas -tanto para quem causa a mudança como para quem a recebe.

Com relação às recentes mudanças no rumo político de Chapadinha, o tempo se encarregará de fornecer as respostas à todos; seja com expectativas superadas ou não. Como diz um ditado Popular, "O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO".

Em se tratando de mudanças, reflitamos em u texto de CLARICE LISPECTOR que diz:  

Mude 

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.

Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho,
ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia,
ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.

Veja o mundo de outras perspectivas.

Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama.
Depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv,
compre outros jornais, leia outros livros,... Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito,
o novo prazer, o novo amor.

A nova vida.  Tente. Busque novos amigos.... Faça novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde, ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. 

Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas. Troque de carro. Compre novos óculos, escreva outras poesias. ....Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se de que a Vida é uma só. Arrume um outro emprego, uma nova ocupação,
um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.  

Seja criativo. 

E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa.... Experimente coisas novas. Troque novamente.
Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores,
mas não é isso o que importa. O mais importante é ... o movimento, o dinamismo, a energia."

Este texto não é crítica a ninguém. São duas poesias; uma inspirada por Deus (a primeira), e outra de inspiração humana; ambas servem para reflexão de nós humanos, diante dos problemas que enfrentamos no dia a dia de nossas vidas em qualquer lado que estivermos. 




quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Banco do Brasil de Timon é condenado a pagar indenização à cliente por demora na fila

O  advogado Márcio Beckman(Imagem:Arquivo Pessoal)
magem: Arquivo PessoalO advogado Márcio Beckman
De acordo com o advogado Márcio Beckmann "O comportamento do réu, ao menosprezar clientes e usuários do atendimento em guichês, ao gerar um sentimento generalizado, na comunidade timonense, de baixo-estima, de descrédito nas leis e nas instituições públicas, configura ato ilícito, não só por desrespeito à legislação municipal, mas aos princípios do CDC, a exemplo da boa-fé objetiva, e causa dano moral a pessoas indeterminadas e determinadas, a exemplo do autor que se dirige aos caixas de atendimento em grande intensidade".
O advogado ganhador da causa completou falando; "O dano moral é flagrante, pois a pessoa que está nas filas intermináveis" sente-se desprezada, ridicularizada, impotente, e é vista, aos olhos de qualquer cidadão, que perceba a cena dantesca, como ser insignificante, social e economicamente."

A condenação

O cliente Francisco Alves Falcão Filho foi indenizado com um salário mínimo. Cabia recurso ao Banco do Brasil, mas a instituição perdeu o prazo que venceu ontem,8.

Veja abaixo, parte da decisão do juiz Rogério Monteles da Costa proferida a favor do cliente do Banco do Brasil de Timon:

Quanto ao valor da indenização, devem ser analisados os critérios para se chegar ao valor devido dentre eles a função reparatória dos danos morais, a função pedagógica da indenização, o porte financeiro de quem vai suportar a indenização, dentre outros. Nesse particular, a demora em cerca de uma hora para atender seus consumidores demonstra a falta de respeito com os mesmos, sejam seus clientes ou não, a indenização ser em valor a cumprir a função pedagógica da indenização. Até pelo valor fixado para a multa administrativa (R$ 200,00) para cada reclamação, conforme Lei Estadual n.º 7.806/2002, entendo que o valor correspondente a um salário mínimo - R$ 678,00 - seja adequado para atender ao que determina o Art. 5º inciso X da Constituição da Republica bem como ao Art. 6º inciso VI da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), que determina a reparabilidade do dano bem como que no caso do consumidor que essa reparação seja efetiva.
ISTO POSTO JULGO PROCEDENTE EM PARTE a pretensão inicial para CONDENAR o réu a pagar ao autor o valor de R$ 678,00 (seiscentos e setenta e oito reais), a título de indenização por danos morais.

O valor da indenização será corrigido com juros e correção monetária. Os juros aplicáveis ao caso serão de 1,0% (um por cento) ao mês. A correção monetária será apurada pelo índice utilizado pela Corregedoria de Justiça do Estado do Maranhão. O termo inicial para a incidência dos juros e correção monetária é a contar da presente data.

Caso o devedor, não efetue o pagamento voluntário no prazo de quinze dias, a contar da intimação após o trânsito em julgado, o montante da condenação, a requerimento do credor, será acrescido de multa no percentual de dez por cento (CPC, art. 475-J).

Espero que o mesmo comece a acontecer aqui em Chapadinha, pra ver se esse gerente insensível comeca a tomar providências, pedindo uma outra Agência, ou aumentando número de caixas, tanto dentro quanto fora da Agência. ( o grifo é meu ).

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ARAPONGAS ÀS SOLTAS

Desde que a Prefeita Belezinha assumiu o poder em Chapadinha, tem havido uma tentativa após outra, de gente falsa tentando derrubá-la do poder. Poder conquistado com o apoio muito expressivo da população de Chapadinha-, e ela, mais do que ninguém, tem consciência disso-, e que, não pode decepcionar o eleitorado que depositou nela a sua confiança.

 O poder incomoda a muitos. Por isso, a Prefeita vem sendo sistematicamente difamada e ridicularizada nas redes sociais e midiáticas, por parte dos inimigos de Chapadinha. Agora, ela já nem pode mais fazer reuniões privadas, nem falar algo sério, ou ainda que seja de brincadeira, que lá estão os (as) arapongas – talvez se fingindo de “amigos” dela, gravando tudo o que ela diz, para entregar de bandeja, a um dos maiores inimigos públicos do seu governo o Sr. Alexandre Pinheiro-, o qual, divulga com muito prazer em seu blog, qualquer mínima falha-, por ele encontrada (em seu juízo de valor), na gestão de Belezinha.

 Aí eu pergunto, o que Chapadinha ganharia sem a austeridade da Prefeita Belezinha, que vem tentando por as contas públicas nos trilhos?  Será que Belezinha é uma pessoa má, como os seus adversário tentam pintar o quadro? Ora, vejam só, se ela não tivesse pago os aposentados, estaria sendo criticada até hoje. Agora ela os  pagou, e os inimigos estão fazendo o maior catastrofismo achando que a mulher está atrasando demais o pagamento da pasta da Educação. Ora, ela ainda está dentro do prazo legal para efetuar o pagamento da folha. E eu, como parte da folha da educação, acredito que no prazo mais curto possível, tão logo ela esteja com os recursos da folha, ela efetuará o pagamento, sem dúvidas. 

Ela sabe muito bém que o dinheiro é dos funcionários da educação, e que, não há nenhum motivo para a retenção desse dinheiro. Para a prefeita Belezinha, eu digo o que Deus disse ao Profeta Isaías, quando era perseguido: “Nenhuma arma que se forjar contra ti será bem sucedida, condenarás toda e qualquer língua que se levantar contra tí em julgamento...” Isaías 54:17.


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PREFEITURA DE CHAPADINHA COMEÇA A REFORMAR 33 ESCOLAS E CRECHES NA ZONA URBANA, RETOMA A CONSTRUÇÃO DA CRECHE DO AREAL E DA PRAÇA DO REAL

                          A PREFEITA BELEZINHA, COMEÇA 2014, COM O PÉ DIREITO

Depois de um ano de luta para tirar o município da inadimplência e organizar a casa, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de infraestrutura, começa 2014 com a retomada e início de obras que foram paralisadas na gestão anterior, por falta de prestação de contas e apresentação da documentação necessária. Logo no primeiro dia útil do ano, o secretário Aluízio Santos e equipe visitaram escolas e creches do município para fazer levantamento dos serviços que serão realizados durante o período de férias escolares, com recursos próprios.
O objetivo é concluir os trabalhos num prazo de 35 dias, com realização de reparos na estrutura, pintura padronizada dos muros e fachadas das escolas. Até as unidades que foram municipalizadas devem passar pelas adequações.


“ Como o calendário escolar foi modificado por causa da Copa, as aulas em Chapadinha devem começar mais cedo, por isso precisamos agilizar os trabalhos para entregar tudo pronto aos nossos alunos. Nossa equipe vai trabalhar diuturnamente para cumprir com o prazo”, disse o secretário.

No total serão atendidas 33 escolas e creches da sede. Os serviços serão feitos com recursos próprios, pois toda a verba que seria destinada para a realização dos trabalhos, por meio de convênios com o governo estadual e verbas do FUNDEB, já foram retiradas e as obras de melhorias não foram concluídas.
A urgência do Governo Ducilene Belezinha é proporcionar aos alunos da rede municipal e profissionais da educação mais conforto e qualidade no ensino. Para isso, ainda no ano passado, a atual administração cadastrou as unidades para serem contempladas com kit´s escolares junto ao Governo Federal. Esses materiais serão entregues por uma empresa que responderá pelos convênios em todo o país. Na relação dos kit´s constam aparelhos de condicionadores de ar, novas lousas e carteiras. Tudo para tornar o ambiente na sala de aula mais agradável.


"Sabemos das dificuldades em trabalhar em salas sem ventilação. O calor é muito forte e isso prejudica o rendimento dos professores e alunos. Por isso nossa pressa em terminar tudo logo”, declarou o secretário.

Para receber os novos materiais a prefeitura deve adequar todo o sistema elétrico das escolas, com novas fiações, disjuntores e distribuição de rede de maneira para utilização racional da energia para evitar sobrecarga e desperdício, um problema muito comum que pôde ser constatado em apenas um dia de visita. Quando se aperta um interruptor várias lâmpadas são acesas ao mesmo e sem necessidade. Mudança que já deve começar a partir da próxima semana.
Nesta primeira etapa foram visitadas 9 escolas e 2 creches, sendo elas:
Unidade Integrada João Gomes, no bairro do Areal, Unidade Escolar Coronel Joaquim Nunes, no bairro das mil casas, Unidade Escolar Dom Pedro I, na Cohab, Unidade Escolar Amélia Mendes Ferreira, no areal, Unidade Integrada Alexandre Costa, no bairro da corrente, Unidade Escolar Professora Carolina Mesquita, na corrente, Unidade Integrada professor Oliveira Roma, também no bairro da corrente, Unidade Integrada Dr. Almada Lima, nas Terras Duras e Unidade Integrada Sebastião Rodrigues Lobo, no Caterpillar e as creches: Jota Coutinho no bairro das mil casas e Luiz Rocha Júnior, no Areal.
O governo municipal está atento aos problemas de cada escola, sendo que as mais problemáticas são Almada Lima e Alexandre Costa.
Todos os trabalhos devem atender aos requisitos que constam nos convênios já firmados, mas que não foram cumpridos.
  
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira 


REFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, RETOMOU SERVIÇOS DA PRAÇA DA COHAB 
2014 vai ser, em Chapadinha, o ano das obras. Depois de resolver todas as pendências do município, junto ao Ministério do Turismo, a prefeitura de Chapadinha, através da secretaria de infraestrutura, vai retomar o trabalho de construção da praça do bairro da Cohab. Localizada bem em frente ao Colégio Dom Pedro I, a obra, desde a construção, vai beneficiar toda a comunidade com geração de emprego e após a conclusão, num prazo de120 dias, vai mudar a vida dos moradores.
O único serviço encontrado, no local, foi a fundação, mas com a contratação de uma nova empresa, os trabalhos devem ser retomados na próxima semana. De acordo com o secretário Aluízio Santos, que foi pessoalmente ao local, a praça deve receber 16 postes com luminárias modernas e para isso já foram feitas as caixas de passagem para a tubulação de energia. O local também será beneficiado com colocação de grama, piso e arborização. Tudo que determina o projeto inicial.
Aqui também houve retirada de dinheiro, 5% do valor, que está orçado em mais de 300 mil reais. A demora para retomar essa obra se deu pela falta e dificuldade de localizar a documentação necessária do projeto. Mas agora depois de todo o processo legalizado a prefeitura vai poder trabalhar e entregar mais esse benefício à população.

“ Nosso pedido para a construtora, que vai retomar os trabalhos nessa praça, foi que contratasse a mão de obra local, assim vamos gerar emprego para muito gente da região, como pintores, serventes e pedreiros. Esse bairro já foi muito esquecido, mas agora vamos trabalhar para trazer benefícios para esta localidade. Não queremos que mais um ano passe sem a conclusão dessa obra”, disse o secretário.
 — com Kim Pereira e outras 8 pessoas.
Curtir ·  ·  · há 14 horas · 









Foto de Nuby Suzenne Costa.

PREFEITURA DE CHAPADINHA RETOMA CONSTRUÇÃO DA CRECHE DO ARERAL/ COHAB

PREFEITURA DE CHAPADINHA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA, RETOMA OBRAS DA CRECHE DA COHAB

 POR NUBY SUZENNE

Retomar um serviço que não ficou nem pela metade. Esse foi um compromisso assumido pela prefeita Ducilene Belezinha com relação à creche do bairro da Cohab, conveniada junto ao governo federal, ainda em 2011, pela gestão anterior. A obra, que na época, foi orçada em 1 milhão e 200 mil, tinha um prazo de conclusão de 270 dias, mas dois anos após o início dos trabalhos, o que se vê no local é o esforço da nova empresa, que assumiu a obra, após o destrato com a antiga e entrar com ação na justiça para realização de nova licitação.


Aqui a construtora teve que derrubar mais de 100 metros quadrados de paredes levantadas de maneira irregular, em alguns pontos elas estavam totalmente fora do padrão, com reboco de apenas 1 centímetro e meio. Janelas feitas em tamanhos menores não compatíveis com o que determina o convênio e estruturas de ferros expostas à ação do tempo, correndo o risco de corrosão.



“ Muito do serviço deixado pela antiga construtora vai ter que ser todo refeito. Não podemos deixar uma obra do jeito que encontramos ser dada continuidade. São paredes tortas e estrutura metálica exposta. Foram quase sete meses de busca pela documentação e localização do empresa responsável pelo início da obra, mas agora vamos acompanhar de perto todo o trabalho” disse o secretário Aluízio Santos.

Segundo o Secretário, a obra deverá ser entregue no prazo de 01 ano. É isso ái, é a nossa Prefeita Belezinha, dando mais uma demonstração de COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA e boa vontade em realizar coisas boas por Chapadinha. Quando os recursos solicitados por ela junto ao governo Estadual e Federal começarem a surgir, todos verão o grande salto estrutural que Chapadinha dará. (O grifo é meu)

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ESTAMOS TODOS UM ANO MAIS VELHOS NA ETERNIDADE DO TEMPO...

Estamos todos mais velhos! Um ano mais perto de nossa morte natural! Um ano mais perto da vida eterna, ou mais longe dela! É hora de refletirmos em nossas prioridades. Refletirmos em como está a nossa fé no Criador do Mundo e da Humanidade! Vermos até que ponto confiamos nele, o quanto desejamos obedecê-lo. É hora de deixarmos de ser excessivamente consumistas, materialistas e egoístas. Pois na morte, não poderemos levar nada conosco. Nossa glória terrena não descerá junto conosco; apenas nosso bom ou mau nome permanecerá na história do universo. (Salmos 49:16, 17).

Seremos lembrados ou facilmente esquecidos pelos ficam aqui em cima ou pelos que moram lá no alto: Deus, Jesus Cristo e os anjos; dependendo do nome que tivermos feito neste planeta. Portanto, sejamos humildes, modestos, livres de toda arrogância, ganância e prepotência; pois na morte, tudo isso se acabará rapidinho. O melhor mesmo é respeitar nosso próximo, fazer amizades sinceras, sermos honestos; pois assim, nos sentiremos muito mais felizes. Quer ver experimente!