sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PREFEITURA DE CHAPADINHA EM AÇÃO

A cada dia que passa, o GOVERNO BELEZINHA vem se consolidando com mais e mais ações voltadas para o HOMEM DO CAMPO. Embora entendamos que todos os cidadãos mereçam a atenção do Poder Público Municipal, nesse primeiro momento do Governo Belezinha, o homem do campo está recebendo uma atenção toda especial com melhoria nas estradas, sistema de aragem de terras para plantios com apoio técnico e sistemas de abastecimento de água. Vejamos alguns exemplos que merecem elogios:

1) Implantação do sistema de abastecimento de água do POVOADO CUMBRE;
2) Implantação do sistema de abastecimento de água do POVOADO VACAS;
3) Apoio à plantação mecanizada de arroz no POVOADO CANTO DO FERREIRA;
4) Pagamento de  266.000 (duzentos e sessenta e seis mil reais) do SEGURO SAFRA ao homem do campo;
5) distribuição de água pelo carro-pipa para as comunidades que precisam;
6) Melhoria na qualidade das estradas vicinais;
7) Programa Saúde em Boa Forma
8) Programa Saúde na Comunidade 

...dentre tantas outras ações que estão acontecendo e irão acontecer. São tantas coisas boas que virão nos dias à frente, que nem posso dizer aqui, para não estragar o brilho de nossa Prefeita e de seus Secretários.

Agora vejam as fotos das ações que estão acontecendo na Zona Rural e na Zona Urbana de Chapadinha
tiradas pelo Blogueiro e fotógrafo KIM PEREIRA. Uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Essas fortos demosntram sim, a CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DA PREFEITAS BELEZINHA.



A prefeitura de Chapadinha, através das secretarias municipais de infraestrutura, transportes, agricultura e assistência social, está dando total apoio ao projeto de um segmento diferenciado na região, que é a plantação de arroz no PA Canto Ferreira.
No total, 19 famílias estão envolvidas no projeto que conta com uma área já toda mecanizada de 34 linhas. A área, que deve ser cultivada nos próximos dias com sementes da região, já passou pelo processo de melhoramento de solo com acompanhamento dos técnicos e engenheiros agrônomos da secretaria de agricultura.
“ Estamos dando todo o suporte necessário, com informação, orientação e auxílio de máquinas para que esta área produza o melhor arroz da região. Vamos acompanhar todo o processo no campo desde o preparo do solo, plantio e colheita. Esse foi um compromisso assumido pela prefeita Ducilene Belezinha e já está sendo cumprido”, disse o secretário adjunto de agricultura, Antônio José.

O grupo, que trabalha na área, visitou o campo agrícola na tarde desta quinta-feira ( 28 ), juntamente com os secretários de infraestrutura, Aluísio Santos e o adjunto de agricultura, Antônio José, para mostrar o andamento dos trabalhos, que estão dentro do cronograma com previsão de colheita para os meses de maio a junho do próximo ano. Para a lavradora Lúcia Borges Nunes, a expectativa para a próxima colheita é a melhor possível.

“Com o apoio da prefeitura temos certeza que nosso projeto vai superar nossas expectativas. Nós precisamos dessa ajuda, pois é necessário termos esse acompanhamento técnico para melhorar o nosso desempenho. Temos a força de trabalho e com o suporte técnico que estamos recebendo temos a certeza de sucesso na próxima colheita e tudo que for produzido aqui será para nosso benefício”, comemora a lavradora.

O lavrador Ananias Rodrigues Nunes também comemora o resultado de todo o esforço da comunidade em parceria com a prefeitura para tornar o campo agrícola em uma área de grande produtividade.

“Agora nosso trabalho recebeu a atenção que merecia. Não é em todo lugar que se ver cultivo de arroz. Nós aqui estamos fazendo um diferencial. A prefeita Ducilene Belezinha tem essa visão voltada para o homem do campo, e está ajudando a mudar a nossa história”, declarou o lavrador.

ASCOM/PMC
Fotos Kim Pereira 



A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de infraestrutura, realiza diversos trabalhos na zona rural do município. E quem atesta isso são os próprios moradores que buscam ajuda para resolver problemas deixados pela gestão anterior. Exemplo disso foi o que aconteceu no povoado Cumbre a menos de duas semanas, quando a estrutura física da caixa d’água daquela localidade desabou.
O morador Abdoral Vieira da Cruz, conta que quando o incidente aconteceu, por causa do material utilizado na construção, que seria de baixa qualidade, ele procurou logo a prefeita Ducilene Belezinha, que prontamente atendeu ao pedido da comunidade com a instalação de uma nova estrutura física de qualidade.
“ Quando vieram instalar essa caixa d’água aqui, há cerca de cinco anos, eu falei dessa estrutura, mas me garantiram que era segura. O serviço não durou seis anos e hoje o que se vê é um monte de entulho no chão. Não sobrou nada da antiga caixa. Fui procurar a prefeita Ducilene Belezinha e ela mandou logo providenciar tudo para a instalação dessa nova estrutura. Graças a prefeita não ficaremos sem água”, comemora o morador.
No local será instalada uma nova caixa com capacidade para 15 mil litros.
Ter um governo que executa e acompanha, de perto, as obras realizadas no município, mostra o compromisso e respeito que se tem para com a população. O secretário municipal de infraestrutura, Aluísio Santos, foi até o local conversou com os trabalhadores e checou o andamento do serviço.
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira 


PREFEITURA DE CHAPADINHA PREPARA ESTRUTURA FÍSICA PARA INSTALAÇÃO DE CAIXA D’ÁGUA PARA MORADORES DO POVOADO VACAS


Um desejo antigo dos moradores do povoado Vacas era ter água potável encanada. Um dilema que mais de 30 famílias da comunidade enfrentavam há quase 11 anos. Mas com a administração da prefeita Ducilene Belezinha, a situação já começou a mudar. Um poço que foi cavado, no local, e que nunca havia sido utilizado, por falta de estrutura e limpeza, agora está quase pronto para ser entregue à comunidade.
A prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de infraestrutura, já instalou as bases de concreto da estrutura física e a caixa d’água de 15 mil litros já está a postos para ser instalada!
O secretário de infraestrutura, Aluísio Santos, foi até o local pessoalmente para conferir o andamento dos trabalhos, que já estão quase concluídos. Pondo fim, em apenas 11 meses de administração, em um problema que já durava mais de uma década!

“ Esse poço foi cavado, mas nunca foi utilizado pelos moradores dessa localidade. A comunidade nos pediu e prontamente a prefeita Ducilene Belezinha atendeu aos moradores, pois ela entende que ter um poço cavado há tantos anos e nunca ter sido utilizado é frustrante para a comunidade. Nós limpamos o poço e isolamos área, que estava sendo utilizada como um chiqueiro. Hoje a situação é outra. Já instalamos a estrutura física para suportar uma caixa d’água de 15 mil litros que vai atender a demanda de mais de 30 famílias. Destacamos que o trabalho aqui está sendo feito com respeito, por meio de um serviço de qualidade!
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira 

 iniciativa inédita da prefeitura de Chapadinha, através da secretaria municipal de saúde, em transformar uma praça pública em uma grande 
academia
 a céu aberto, com orientações médicas e prática esportiva, agradou a todos: adultos, jovens, mulheres, homens e também, a criançada!
E são eles que falam o que acham do projeto Saúde em Boa Forma, que se transformou em um fenômeno na cidade!
ASCOM/PMC
Fotos: Kim Pereira 
Reportagem: Suzenne Costa
CLIQUE AQUI PAR VER O ÁLBUM COMPLETO




quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CASA DO POVO OU CASA-DE- MÃE JOANA?

Os parlamentos brasileiros são chamados de CASAS DO POVO, e eu os considero como tais. Em contraste com isso, muitos frequentadores dos parlamentos, mal educadamente, acabam mostrando por suas atitudes que acham que um parlamento é a CASA-DE MÃE JOANA-,  onde todo mundo pode se manifestar, gritar, zombar e fazer qualquer tipo de balbúrdia. Isso é no mínimo imoral. Eu posso me sentar em qualquer lugar, onde algo esteja sendo discutido- que, mesmo eu não concordando com algo, jamais farei qualquer tipo de manifestação indevida. (Nem mesmo devida).

Pois todos os parlamentares merecem ser ouvidos com o devido respeito de cidadania, independente de concordarmos ou não. Será que durante um julgamento envolvendo algum tipo de réu, sendo este julgamento aberto ao público, será que alguém da platéia pode ficar interrompendo o julgamento a todo instante, gritando, discordando de advogados, promotores e juízes? O que você acha que um Juiz faria numa situação  dessas? A resposta é óbvia, o juiz mandaria expulsar qualquer pessoa com esse perfil desordeiro.

Portanto, os parlamentos, Câmaras: Federal, estaduais e municipais, são locais de respeito -, (independentemente de ideologias político-partidárias) e não CASA-DE-MÃE JOANA   

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EM VITORIA DO MEARIM-MA, VEREDOR QUE VOTOU CONTRA A APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO LEVA SURRA DE CHICOTE

Dedê Aboiador, Vereador em Vitória do Mearim (PMDB) apanhou de chicote
Vereador Dedê Aboiador (PMDB) apanhou uma surra de chicote na última sexta-feira (22) numa fazenda no interior do estado do Maranhão.
O agressor é um cidadão chamado de ‘Reinaldinho’, irmão do ex-prefeito de Vitória do Mearim José Mário Pinto Costa (PSB), Zé Mário, como é mais conhecido.
O fato aconteceu na fazenda do ex-gestor, em Vitória do Mearim, depois que Aboiador votou contra aprovação das contas de Zé Mário, não cumprindo o que havia prometido ao amigo.
O vereador e o ex-prefeito tinham criação de gado juntos na referida fazenda. E, segundo informações, Aboiador teve sua campanha política patrocinada por Zé Mário.
Diante do voto contra, o ex-prefeito indignado botou o gado de Aboiador pra correr e em seguida o seu irmão ‘Reinaldinho’ desceu o chicote no vereador.

Extraído do Blog do Sr. Luiz Cardoso (SÃO LUIZ- MA)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA EM AÇÃO, SIM SENHOR (A)!

A prefeita Belezinha fez a entrega do o 1º experimento do projeto ALIMENTAR nesta sexta 22, na comunidade Mangabeira onde 10 famílias vão ser beneficiadas diretamente. Estiveram presentes Secretário Adjunto de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAGRIMA) Raimundo Coelho, Carlos Antonio Feitosa Coordenador do PRONATEC, Francisco Paiva Secretário Municipal de Assistência Social, Jorge Faro Engenheiro Agrônomo, vereador Irmão Carlos Zezinho Lima Secretario de trabalho Tota secretario de esporte e o adjunto Tote . Também participaram da solenidade, vários secretários municipais e lideranças comunitárias.

A secretaria de Assistência Social e Agricultura é a responsável para que esse projeto seja realizado, as secretarias estão com técnicos fazendo todo acompanhamento e apoio necessário.

Na ocasião a Prefeita Belezinha entregou 119 certificados de conclusão para alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.










Jorge Faro , engenheiro agrônomo idealizador do projeto Alimentar













Criação de galinhas, um dos itens do projeto,


Família beneficiada no projeto


O homem do campo precisa ter condições para viver bem no campo - frase de Belezinha


Prefeita Belezinha vendo de perto a realidade do projeto


Alunos pronatec de 9 comunidade de Chapadinha visitam o projeto


11 mil metros de área pertencente ao projeto





Alunos do Pronatec visitando o Projeto Alimentar


Tote adj. de esporte e principal responsável pelo projeto alimentar




(Blog do Japa)


Acesse o Artigo Original: http://www.chapadinhablog.com/2013/11/projeto-alimentar-e-uma-realidade-na.html#ixzz2lfANTJ7v

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CONCURSO PÚBLICO DE CHAPADINHA - O QUE A OPOSIÇÃO NÃO COMENTA

O Concurso Público de Chapadinha a acontecer nos próximos meses, tem causado um verdadeiro AUÊ. Insuflada constantemente pela Rádio Mirante,  parte da população de Chapadinha, começou a se manifestar contra o total de vagas ofertadas, como se todos esses reclamadores tivessem certeza de suas aprovações no referido concurso. Falam como se as 221 ou as 442 vagas excedentes pudessem ser contabilizadas exclusivamente para os chapadinhenses.

Seria bom se fossem,  mas o que a OPOSIÇÃO não diz, é que pessoas de todo o pais, podem concorrer a algumas dessas vagas. Pessoas de todas as cidades circunvizinhasm serão atraídas para esse concurso, com chances iguais (ou quem sabe até superiores), de serem aprovados.

Portanto, dizer que 221 vagas ou 663 têm  que ser obrigatoriamente do povo de Chapadinha, não condiz com a realidade. A realidade é que os chapadinenses irão concorrer com candidatos de toda a região do Baixo Parnaíba, ou além dela.

 Sendo assim, fazer essa zoada toda pra quê? Só pra querer atrapalhar o Governo sério, de uma pessoa que está fazendo tudo para que as coisas deem certo; e acontecer o que há de melhor para Chapadinha? Parem de ser injustos. Deixem pra julgar o Governo Belezinha depois dos 4, 8 ou 12 anos. Pois o que ela está fazendo é tentando  tirar Chapadinha do buraco, e erguê-la  à condição de Princesa ou Raínha do Baixo Parnaíba.

Senhores opositores, voces perdem a esperança cedo demais!. Vocês perseguem odiosa e injustamente o Governo da Prefeita Belezinha. Esse ódio faz mais mal para Chapadinha, do que para a própria prefeita; que certamente nãs quer o mal para esse povo sofrido. Ela é humana. Ela sabe as necessidades do seu povo, principalmente dos mais carentes. Não tenho dúvidas disso.

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

Convocamos a todos os beneficiários do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA que não são assistidos por Agentes Comunitários de Saúde, que ainda não atualizaram as informações de peso e altura das crianças de agosto a novembro de 2013, que compareçam à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam feitas as devidas atualizações cadastrais, o mais breve possível, trazendo consigo os seguintes cartões:

a)   Cartão de vacinação
b)   Cartão da gestante
c)   Cartão do Bolsa- Família.

Essas atualizações são necessárias, para a continuação do recebimento do benefício  BOLSA FAMÍLIA.



                                                       
        Secretaria Municipla de Saúde de  Chapadinha- MA  
                                22 de   novembro de 2013





segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ALUNOS DA UFMA FAZEM COBRANÇAS INCOERENTES NA CÂMARA MUNICIPAL

Na semana passada, alguns alunos da UFMA foram até o plenário da Câmara Municipal de Chapadinha, fazerem algumas cobranças relacionadas ao concurso público que acontecerá em chapadinha nos próximos meses-, cobranças a meu ver, totalmente infundadas. Por quê? São indevidas, porque no ato de escolher que carreira seguir na vida, ninguém sai por aí perguntando aos prefeitos que tipos de vagas serão oferecidas nos futuro concursos. De modo que, se alguém escolheu um determinado Curso Universitário, prefeito nenhum tem a obrigação de fazer um concurso no intuito primordial de acolher determinado grupo de formandos ou formados só porque eles querem assim.

Se fosse assim, seria fácil. Mas os prefeitos em sua maioria, fazem concursos de acordo com as necessidades primordiais de seus municípios; e aqui, não pode ser exceção, só porque um determinado grupo de alunos-, no afã de contribuir com as ideologias políticas de alguém-, sabe-se lá quem, resolve fazer cobranças injustas à Prefeita BELEZINHA. Ora meu amigo/a, vamos ser mais coerentes com a realidade da vida; se você está se formando em uma determinada área de conhecimentos, seus talentos deverão ser aproveitados, onde houver oportunidades para isso.

Infelizmente, nem sempre é possível morar ou trabalhar onde nascemos ou onde gostaríamos. Eu, pessoalmente, sou exemplo disso. Sou filho de outra região que não me deu oportunidade, e acabei escapando por aqui. E assim serão muitos e muitos outros casos. INFELIZMENTE,  o mundo em que vivemos, não oferece em lugar nenhum do planeta, a situação PERFEITAMENTE IDEAL  para todos. Não tem sido assim, e talvez nunca seja enquanto o homem governar este mundo.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

VEREADOR EDUARDO SÁ QUER A NOVA RODOVIÁRIA NA ATALIBA VIEIRA, E PRONTO!

Durante o programa Direto ao Assunto, da Radio Mirante em uma tarde da semana passada (agora em novembro), o Vereador Eduardo Sá, reiterou várias vezes sua insistência de que a Nova Rodoviária a ser construída na gestão da Prefeita Belezinha, deverá ser feita na av. Ataliba Vieira de Almeida,  porque se for feita na Br,  ficará longe para o povo do Bairro Areal e das 1000 casas pegarem os ônibus.

 Disse também que o povo desses bairros mais longe, não tem dinheiro para pegar um taxi. O que o vereador não explicou para o público é onde fica localizado esse terreno ideal para a construção dessa rodoviária, na AV. Ataliba Vieira de Almeida. Eu, pelo menos, não consigo lembrar nenhum que se adeque ao tamanho necessário para a obra. Alguém aí sabe onde é esse terreno?

Ouvindo atentamente o pronunciamento do referido vereador, eu me perguntava: "Como é que alguém que mora em São Paulo, Rio de Janeiro ou em outra grande metrópole consegue chegar em seus Bairros? Será que ninguém desses lugares consegue pagar um transporte para chegar em casa?
Se toda rodoviária, portos e aeroportos tivessem que ser construídos perto dos moradores de baixo poder aquisitivo, de que tamanho teria que ser uma cidade hein?

Essa análise de lugar distante, precisa ser feita com um outro olhar: o olhar da modernidade. Pois se a rodoviária ficar longe para quem mora no Areal ou  nas 1000 casas, certamente ficará perto de outros bairros. Pois não é possível se construir uma rodoviária perto de cada bairro só por causa da condição financeira de seus moradores, ou é? A resposta para mim é óbvia.

,


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O MAU USO DO DINHEIRO PODE LEVAR RICOS À POBREZA

 Quem assistiu o programa DOMINGO ESPETACULAR da Tv Record no dia 10/11/2013, deve ter visto a história interessante de um garimpeiro, localizada no Estado do Pará. Chico Osório chegou a “bamburrar” (arrancou muito ouro) na década de 80, em Serra Pelada, quando arrancou sozinho, 647 quilos de ouro -, o que equivale hoje a 58 milhões de reais. Na época em que este senhor se tornou milionário, ele comprou logo 02 aviões (pequenos)- sendo um para uso pessoal e outro para fretes no garimpo. Chegou a ter 15 carros, e muitas mulheres. Encomendava de 06 mulheres de uma só vez, das mais bonitas do seu tempo de mais jovem.

Atualmente, com mais de 60 anos, esse garimpeiro pródigo (gastador), encontra-se falido possuindo apenas uma moto velha e residindo em um barraco na área da dita Serra Pelada, ainda na esperança de arrancar mais ouro, nos anos de vida que ainda lhe restam. Segundo ele, faz mais de 20 anos que ele não vê mais a sua família. Sente vergonha de encará-la, após ficar pobre novamente.

Este, como tantos outros casos reais, mostram que o dinheiro mau gerenciado leva o home à ruína financeira; veja-se por exemplo o caso mais recente, também aqui no Brasil, do “poderoso EIKE BATISTA-, até pouco meses atrás considerado um dos homens mais rico do mundo-, cuja meta ambiciosas, era ser o mais.
No entanto, o que se tem ouvido nos noticiários, é que a “inabalável” riqueza desse terráqueo, está em queda livre a cada dia. Isso mostra que a pesar de não ser da conta e ninguém como este bilionário gasta ou investe a sua fortuna, o poder do dinheiro tem limites.

Chega momentos em que mudanças no cenário econômico mundial, pode fazer com que investidores – ricos ou nem tanto, percam milhões, ou muito de seus investimentos em negócios às vezes considerados de risco-. como é o caso das bolsas de valores, por exemplo.
Resumindo: dinheiro mal gerenciado, pode se acabar rapidinho, mesmo dos bilionários. Portanto, cuide bem do seu, nunca achando que se trata de um recurso infinito






terça-feira, 5 de novembro de 2013

RÁDIO MIRANTE, O CONFLITO AGRÁRIO E UMA MÁQUINA AMARELA

Muito se ouviu falar nestes dois últimos dias, sobre a derrubada de algumas casas, currais de gado e chiqueiros de bode, de moradores de uma certa localidade da Zona Rural de Chapadinha. O que achei muito estranho e injusto foram as fortes insinuações feitas por um dos radialistas do Programa "Direto ao Assunto", dando a entender que se tratava de uma das máquinas da Prefeitura de Chapadinha -,dessa forma, tentando atingir diretamente a imagem da Prefeita Belezinha de maneira difamatória.

Trata-se de uma injustiça medonha para se dizer o mínimo. Pois quem conhece a pessoa, cidadã, Ducilene Pontes, Belezinha, sabe muito bém, que ela é uma pessoa humana, normal como qualquer outra, e sinceramente, acho totalmente improvável 1
 que a prefeita de nossa cidade, tivesse a coragem sádica de cometer uma maldade dessa ou de outra natureza, contra cidadãos humildes do interior ou de qualquer outro lugar. Isso é impensável; tratando-se de uma pessoa idônea como ela é.  Independente de ser prefeita ou não.

Quando  se veicula alguma coisa que alguém diz contra outro/a, isso deveria ser feito de forma muito segura, pois bastam poucos segundos para a mídia construa ou destrua a imagem de alguém. E, uma vez no ar, não tem como se desfazer um dano causado por algo dito ou escrito. O dano estará feito.

Máquinas amarelas existem milhares pelo país a fora. assim como existem milhares de motos pretas e vermelhas, e nem por isso pertencem a um dono só. De modo similar, o fato de alguém ver uma máquina amarela,  não provará que essa máquina pertence necessariamente a uma determinada pessoa ou empresa. Por isso achei absurdo de mais alguém acusar a prefeitura de alugar máquina / o cedê-la a algum proprietário de terra  sabendo de caso pensado que tal proprietário cometeria tal atrocidade. Isso seria um suicídio político  e moral.

Nenhuma pessoa pública em sã consciência, cometeria uma burrice destas, sabendo que sua reputação e seu nome despencariam imediatamente. A troco de que? 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

BANDIDOS TRANCAM DELEGACIA E ASSALTAM BANCO EM OLHO D`ÁGUA DAS CUNHÃS

Extraído do Blog do Sr. LUIZ CARDOSO.
Nos últimos tempos o sistema de segurança pública do Maranhão virou, digamos assim, uma piada. Aqui os traficantes matam dois em um só dia e deixam encomendados mais três pro dia seguinte.
Mas o ocorrido na madrugada desta quarta-feira em Olho D`Água das Cunhãs foi uma verdadeira humilhação. Quatro bandidos fortemente armados entraram na cidade que ficou dominada pelo pânico e terror.
A única delegacia, antes da ação de assalto a uma agência do Banco do Brasil, foi trancada. A cidade é uma daquelas em que o continente não é superior a cinco policiais.
Ele dinamitaram quatro caixas eletrônicos e com a explosão a população que mora no centro tratou de se esconder debaixo da cama. O fato aconteceu por volta das 2h da madrugada.
Uma senhora que passava próximo ao local quase foi alvejada no momento em que os bandidos preparavam a ação. A bioquímica Noelly Leal imaginou o pior quando os tiros passaram raspando o para-brisa de seu carro. Esta é a segunda vez que a mesma agência é assaltada pelos bandidos.

É amigos, a coisa tá séria demais neste país em se tratando de crimes. Ou as leis endurecem para punir bandidos com severidade, ou este país estará perdido. (O grifo é meu)